Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net
Home / Notícias / A verdade sobre a vida abaixo do convés nos superiates mais glamorosos do mundo: uma aeromoça que trabalhou para megaestrelas de Hollywood revela os segredos sórdidos dos super-ricos

Enquanto eu raspava com um palito de dente, tentando remover as menores partículas de poeira de uma grade no salão do superiate, percebi que não era isso que as pessoas tinham em mente quando imaginavam a vida abaixo do convés.

Eles provavelmente me invejarão por trabalhar em belos cenários, ver pores do sol deslumbrantes e beber coquetéis de £ 25 nos lugares mais glamourosos, de Positano a Palma.

O Canal 4 O reality show Below Deck — agora em sua décima temporada — ganhou seguidores cult, narrando a vida de membros da tripulação, como eu, que trabalham a bordo de superiates durante a temporada de fretamento.

Em parte, o programa é bem preciso — faço parte de uma equipe dinâmica que trabalha duro e se diverte muito — mas há muitas desvantagens que a série não mostra. Como começar o turno da manhã às 6 da manhã limpando resíduos de cocaína enquanto seus convidados continuam aspirando filas ao seu redor, ou entrar em pânico porque você não tem tempo para tirar o pó da coleção de bolsas Birkin do seu chefe entre separar suas roupas para lavar, trocar seus lençóis e levar seu cappuccino de leite de amêndoa no meio da manhã.

Depois de dois anos trabalhando como aeromoça em alguns dos barcos mais bonitos do mundo, aos 23 anos decidi pendurar meus sapatos de convés de vez e voltar para o Reino Unido (foto posada por modelo)

Não é de surpreender que a limpeza com palitos de dente também não apareça no reality show.

E isso antes de dormirmos em uma cabana tão pequena que só uma pessoa consegue ficar de pé nela por vez — embora depois de vários dias de 17 horas de caminhada você esteja tão cansado que não consegue fazer nada além de cair na cama.

Essa é a realidade completa da vida abaixo do convés: para cada momento glamoroso em que você é convidado para um mergulho ao pôr do sol ao lado de seus anfitriões super-ricos, há centenas de outros em que você não passa de uma empregada doméstica-garçonete-babá glorificada — às vezes, tudo ao mesmo tempo.

É por isso que, depois de dois anos trabalhando como aeromoça em alguns dos barcos mais bonitos do mundo — incluindo um mês a bordo do superiate de duas celebridades globais — aos 23 anos, decidi pendurar meus sapatos de convés de vez e voltar para o Reino Unido.

Eu entrei na vida de barco por acidente. Embora eu tenha crescido em uma família de classe média e frequentado uma escola particular, eu nunca fui um da turma do iatismo. A primeira vez que percebi que você poderia fazer carreira na vela foi quando conheci uma garota em TikTok que postou lindas fotos do pôr do sol de todas as suas viagens com a hashtag #yachtlife.

Parecia incrível e rapidamente me fisgou na ideia de ingressar no setor.

Para desgosto da minha mãe, depois da universidade, não entrei em um curso de formação de professores como planejado, mas fiz um curso de duas semanas na Ilha de Wight para obter minhas qualificações, a primeira um certificado STCW (Padrões de Treinamento, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos), seguido por treinamento de aeromoça.

Custou £ 4.000, mas imaginei que seria um dinheiro bem gasto.

O curso te joga no fundo do poço – literalmente. Você aprende habilidades de sobrevivência no mar, desde como resgatar alguém que cai do barco até colocar botes salva-vidas na água, além de aprender como apagar um incêndio e evacuar as pessoas a bordo.

Também aprendemos sobre pirataria — que é bastante comum nas costas da África e da América do Sul — e os procedimentos a serem seguidos caso seu barco seja sequestrado.

O curso de aeromoça cobria tudo, desde lavanderia e arrumação até floricultura e coquetéis. Você pode pensar que não há muito o que aprender sobre arrumar uma cama, mas os hóspedes em superiates esperam um canto de hospital, sem um vinco à vista.

De lá, fomos para o serviço de prata, como cortar charutos para os hóspedes, como identificar champanhes premium e como cuidar de marcas de luxo como Louis Vuitton, Cartier e Hermes ao fazer e desfazer malas de hóspedes. Jeans, por exemplo, devem ser dobrados em terços, não em quartos.

Todo ano, há um grande evento em Antibes, um dos pontos turísticos dos superiates na Riviera Francesa, onde os “verdes” — aqueles que não têm experiência em barcos — aparecem e tentam conseguir um emprego.

Eu não tinha certeza das minhas chances lá, competindo com milhares de novatos como eu. Então, tentei a sorte em um campo de caça diferente e, junto com um amigo, voei para Palma, Mallorca, que é outro lugar popular para 'iatistas'.

Conseguir trabalho foi mais difícil do que esperávamos. Tínhamos muito pouco dinheiro (aquele curso de £ 4.000 tinha garantido isso), então tivemos que ficar em um albergue, programando o alarme para 6h30 todos os dias para fazer “dock walking”, como é conhecido — angariar trabalho entregando currículos para as equipes de barco.

Eventualmente, porém, me ofereceram meu primeiro dia de trabalho, 'limpeza detalhada' em um navio de luxo em doca seca que tinha acabado de ser reformado. Por uma diária de 150 euros (£ 126), eu tinha que limpar meticulosamente um dos dois 'salões' do barco.

Depois de quatro semanas de turnos diurnos, consegui meu primeiro emprego de comissário de bordo em tempo integral em um iate fretado no sul de França.

Alugado pelos hóspedes durante o verão por cerca de £ 200.000 por semana, ele tinha quatro cabines para hóspedes e oito tripulantes — eu incluso — que viviam em cinco pequenas cabines abaixo do convés, não muito maiores do que o guarda-roupa de uma pessoa comum.

Alguns convidados eram adoráveis. Eles convidavam você para tomar uma bebida ou nadar com eles (foto posada por modelos)

Disseram-me que trabalharia dez horas por dia, mas, desde o primeiro dia, muitas vezes trabalhei das 6h até depois da meia-noite, com apenas uma hora de intervalo.

Rapidamente percebi que jornadas de 17 horas — ou mais — são comuns e que, embora no papel meu salário mensal de 3.500 euros (£ 2.900) parecesse bom, já que eu não gastaria muito, em termos de taxa horária, não é muito mais do que o salário mínimo.

E o trabalho é exaustivo: você fica trocando camas sem parar, separando roupa para lavar, limpando, servindo refeições e bebidas, antes de começar tudo de novo.

Em mais de uma ocasião, liguei para minha mãe chorando, dizendo que não queria continuar, mas, de certa forma, tive sorte. Exaustão e solidão foram as maiores lutas para mim naquele primeiro emprego, mas muitas meninas enfrentam coisas muito piores.

Uma amiga que trabalhava em um superiate teve que dormir na lavanderia, em cima de toalhas, porque os donos bilionários disseram que não tinham uma cama para ela, enquanto no convés ela sabia que eles estavam pagando para que meninas menores de idade fossem trazidas a bordo para fazer sexo.

Ela me ligou chorando um dia, dizendo que não aguentava mais: todos lhe disseram que ela tinha que “aguentar firme”. Eu disse a ela para desembarcar no momento em que chegasse ao porto.

Histórias como essa não são incomuns. Alguns barcos podem parecer incríveis, mas não atendem aos padrões básicos de segurança marítima. E há muitos canalhas por aí. Muitos tripulantes com quem conversei falaram sobre ver prostitutas sendo trazidas a bordo.

O assédio sexual também é frequente, não apenas dos hóspedes, mas às vezes do capitão. Ouvi histórias sobre donos de iates pagando para fazer sexo com membros da tripulação que depois têm que servir café da manhã para a esposa.

Não tive problemas com isso, mas fiquei chocado com o uso de drogas. Além dos hóspedes mais enérgicos, participando enquanto eu arrumava a mesa do café da manhã, perdi a conta do número de carreiras de cocaína que limpei dos banheiros de mármore e das penteadeiras.

Não me entenda mal – alguns convidados eram adoráveis. Eles convidavam você para tomar um drink ou nadar com eles. Mas havia muitas pessoas que mal se davam ao trabalho de reconhecer sua existência ou simplesmente falavam mal de você.

Uma vez, servi uma cerveja para um convidado e, sem fazer contato visual, ele disse friamente: “Você tem flocos para colocar aí?”, porque ele decidiu que havia muita espuma.

Depois de três meses assim, eu estava mais do que pronto para uma pausa, me sentindo mais cansado do que nunca na vida e desesperado para ir para casa e descansar.

Mas poucas horas depois de voltar para a casa da minha mãe, recebi uma ligação de uma amiga perguntando se eu poderia voar de volta para a França para trabalhar como aeromoça em um iate de grande prestígio com um proprietário muito famoso.

Eu estava exausto, mas era uma oportunidade boa demais para recusar e, então, em 24 horas, eu estava de volta ao convés inferior — dessa vez em um iate de 50 metros com 12 tripulantes e dois proprietários famosos de Hollywood em férias, para quem, durante o mês em que estive a bordo, eu era o principal porto de escala.

Consegui meu primeiro emprego de comissário de bordo em tempo integral em um iate fretado no sul da França (foto posada por modelos)

Eu estava limpando suas cabines, servindo suas bebidas e cuidando de seus filhos, o tempo todo meus olhos se arregalavam diante do nível de riqueza exibido ao meu redor.

Tive que assinar um acordo de confidencialidade (NDA), o que significa que não posso dizer muito, mas direi que eles tinham um membro da equipe para praticamente qualquer trabalho que você possa imaginar, incluindo passeador de cães.

Mais uma vez tive sorte: as celebridades podem ter sido mega famosas, mas tinham modos. Elas perguntaram como eu dormi e disseram obrigado, o que é mais do que você pode dizer de muitos do clube de um por cento dos ricos do mundo.

Mesmo assim, depois que meu mês acabou, eu estava pronto para uma pausa e voltei para casa no inverno, apenas para retornar para me juntar a um iate de 40 metros baseado no Mediterrâneo neste verão.

Desta vez os donos viviam a bordo, ou seja, ficavam baseados no barco, mas voavam para Londres ou Hong Kong se eles ficassem entediados. Eles também viajaram muito no iate – durante os poucos meses em que estive lá, navegamos para Montenegro, Itália, Grécia, Espanha.

Nunca me cansei de atracar em todos esses lugares incríveis.

No final, porém, o cansaço físico me pegou. Embora os donos fossem adoráveis ​​— a esposa uma vez voltou de uma viagem com um par de sapatos Louboutin para mim — eu estava em déficit permanente de sono, frequentemente complementado por uma ressaca, porque há uma cultura de bebida muito pesada.

Quando você tem um tempinho livre, é bom passar pelo menos algumas horas no local onde está atracado, e isso significa relaxar nos bares e restaurantes.

O cansaço também leva a outros perigos: um membro da tripulação que conheço quebrou o braço ao cair de uma escotilha do barco.

Também conheço muitas outras pessoas que quebraram tudo, de dedos a tornozelos, ao cair de escadas e tropeçar em escotilhas enquanto o barco estava em movimento.

Você pode ter todos os procedimentos de segurança do mundo, mas há perigos naturais que surgem ao andar ao redor de um barco no mar e eles são ampliados quando você está cansado — especialmente quando a proa do barco sobe três metros no ar antes de saltar novamente para baixo em condições climáticas instáveis.

O clima no mar é imprevisível, e ao lado de águas de lagoas e nasceres do sol deslumbrantes, há muitas tempestades e rajadas. Quando você está em passagem, sem terra à vista, pode ser realmente assustador: fui jogado para o ar do meu beliche mais de uma vez.

Também é fácil esquecer que estar no mar pode resultar em mais do que apenas ossos quebrados.

Os perigos ficaram evidentes no mês passado, quando o Bayesian, o barco de luxo do magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, afundou na costa da Sicília nas primeiras horas após ser atingido por uma tempestade repentina e violenta.

Sete pessoas, incluindo Lynch e sua filha de 18 anos, Hannah, morreram tragicamente.

O barco em que eu estava trabalhando esteve lá uma semana antes, o que o fez parecer assustadoramente perto de casa.

Quando o desastre aconteceu, eu já tinha entreguei meu aviso. Acordei uma manhã depois de apenas algumas horas de sono, com a certeza de que não conseguiria encarar mais seis meses no mar.

Estou cumprindo meu aviso prévio no momento e mal posso esperar para levar minha mala pela passarela pela última vez.

Mesmo assim, não descarto totalmente a ideia de voltar. Apesar de toda a labuta, há algo bastante viciante na vida abaixo do convés – mesmo que não seja nem de longe tão glamorosa quanto parece na TV.

Source link

About admin

Check Also

Trump culpa a “retórica” ​​de Kamala Harris e Joe Biden por inspirar “tolos perigosos” como Ryan Wesley Routh a tentar assassiná-lo

Ex-presidente Donald Trump está culpando o presidente Joe Biden e vice-presidente Kamala Harris' 'retórica' para …